sábado, 23 de junho de 2012

Sociedade de Garantia de Crédito


Sociedade de Garantia de Crédito (SGC)

Apresentadora - Você já deve ter ouvido dizer que a união faz a força. Ou que juntos somos mais fortes. Ou ainda que o problema não é ser pequeno, mas estar sozinho. Isso vale para a nossa vida pessoal e também para a gestão dos nossos negócios, principalmente quando o assunto é acesso ao crédito.
Quando uma micro ou pequena empresa precisa de crédito, o primeiro passo é analisar as suas reais necessidades e, em seguida, recorrer ao banco. Acontece que, devido à falta de conhecimento das exigências bancárias e mesmo do seu próprio negócio, muitas empresas veem seus objetivos indo por água abaixo com a recusa do crédito.
É nesse momento que entra a SGC (Sociedade de Garantia de Crédito). É aí que sua história começa a mudar.
Uma Sociedade de Garantia de Crédito é formada por um grupo de empresas que necessita de crédito e que decide se unir para ter mais condições de negociação com os bancos. Seu principal objetivo é complementar as garantias de crédito exigidas pelo sistema financeiro nacional e prestar assessoria empresarial aos sócios.

Na Itália, em Portugal, na Espanha e na América Latina, já é uma realidade. Aqui, no Brasil, elas estão surgindo por meio do engajamento dos smpresários e com o apoio de entidades, como o SEBRAE.
Todas as vezes que o associado de uma SGC necessitar  de algum recurso em uma instituição financeira e não tiver a totalidade das garantias para oferecer, ele poderá solicitar o aval da operação.
A SGC realizará uma visita técnica à empresa solicitante para avaliar as condições e decidir pelo aval. Caso seja concedida a garantia, a Sociedade comunica o fato ao empresário e ao banco conveniado, e esse poderá decidir pela liberação do crédito.

Amélia Stokewitt, empresária - Porque eu era pequenininha, endividada e hoje a gente cresceu. Tinha cinco funcionários, hoje eu tenho dez. Então os micro e pequenos empresários também buscam isso porque é um dinheiro barato.

Roberto Verzoni Kock, empresário - Se a gente olhar o que vem ocorrendo no mercado, as dificuldades que o empresariado vem tendo a nível de margem de lucro, a nível de disponibilizar recursos para novos investimentos, tecnologia, desenvolvimento de produtos, se não houver recursos disponíveis, com uma taxa adequada, o empresariado, ele fica restrito ao seu desenvolvimento.
Fernando Vial, diretor-executivo da Associação de Garantia de Crédito daSerra Gaúcha (AGC) - Foi fundamental o papel do SEBRAE no desenvolvimento das atividades, na organização dos trabalhos e ambém, e especialmente, na ajuda para a constituição do fundo de risco local, que é, efetivamente, a ferramenta-chave da Sociedade de Garantia de Crédito, ou seja, com o recurso depositado nas instituições financeiras, pertencentes à Sociedade de Garantia de Crédito, é possível negociar-se melhores condições para as micro e pequenas empresas nos bancos, a terem taxas de juros menores, a terem reduções de tarifas,e a terem uma orientação melhor no momento e na tomada de decisão relativa a crédito.

Apresentadora - Com a implementação das SGC's, todos ganham: as empresas obtêm garantias complementares, acesso ao crédito com melhores taxas e prazos para pagamento e assessoria empresarial.
As instituições financeiras tem reduções dos custos de análises de riscos, garantia líquida o aumento da base de clientes. A comunidade se beneficia com o aumento da competitividade e do número de empresas e empregos. Com conhecimento e melhor acesso ao crédito, as pequenas empresas brasileiras vão pra frente.
Acesse www.sebrae.com.br ou procure o SEBRAE mais próximo e saiba mais sobre a Sociedade de Garantias de Crédito: A garantia que as pequenas empresas precisam para crescer.
SEBRAE, quem tem conhecimento vai pra frente.


Fonte: Sebrae



Newsletter receba as postagens em seu E-mail:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário